Onde investir em 2023

jaque investimentos - banner - blog - onde investir em 2023

Ano novo, vida nova né? Mas para isso precisamos nos organizar, principalmente quando o assunto é dinheiro. Até porque em 2023, ainda teremos um ano de muitas incertezas fiscais e risco inflacionário no Brasil e no mundo. Para isso, é importante se atentar ao cenário financeiro mundial. E a partir disso, analisar quais investimentos tem uma melhor relação risco/retorno e alinhados com seu propósito. Saiba onde investir em 2023.

Contexto mundial e do Brasil

Primeiramente, os Estados Unidos não têm uma inflação tão alta desde 1981. E assim, consequentemente, um juro muito alto também. Dessa forma, lá fora, o risco de recessão ainda permanece alto em meio a juros das principais economias que buscam conter a inflação. E isso, pode alterar, e muito provavelmente, impactar os lucros das empresas. 

Enquanto isso, no Brasil, a trajetória da política fiscal ainda é bastante incerta, devido à mudança de governo e mudanças de diretrizes que isso deve desencadear. E isso deve manter a volatilidade no mercado alta, assim como foi 2022. 

Para pensarmos em uma redução da taxa Selic, a inflação acumulada precisaria estar próximo ao centro da meta, entre 3,5% a 4%. Tendo em vista que as expectativas de inflação ainda estão acima da meta para 2023, muito provavelmente, teremos uma Selic alta por mais tempo.

Onde investir em 2023

Sendo assim, trago para você aqui as melhores opções de investimentos para esse cenário:

Tesouro Selic - O Tesouro Selic é um dos títulos da dívida pública brasileira. A Letra Financeira do Tesouro (LFT), como é conhecido tecnicamente, consiste em um empréstimo ao governo, que utiliza esses recursos para financiar seus gastos e investimentos. 

Em troca, o Tesouro Nacional devolve os valores corrigidos indexados à taxa básica de juros, a Selic. Além disso, investir no Tesouro Selic preserva o valor investido mesmo em caso de retirada antecipada, já que o rendimento e a liquidez são  diários. 

Esse tipo de investimento é o mais seguro do Brasil.

CDB Pós fixado É o tipo de CDB mais comum no mercado financeiro. Neste caso, a taxa de rentabilidade é atrelada a um indexador da economia,o CDI. Ou seja, a rentabilidade está sujeita à oscilações até a data de vencimento do título. A rentabilidade desse tipo de investimento vai acompanhar a taxa Selic/CDI até o vencimento. Isso significa que se eu acredito que a Selic ficará alta por mais tempo, e isso realmente acontecer, terei uma rentabilidade alta nesse ativo de investimento. 

Investimentos em CDB você tem a cobertura pelo FGC até 250 mil por CPF e por Instituíção. (Veja as regras)

Cobertura pelo FGC significa que o seu investimento tem um seguro. Em caso da instituição financeira que você emprestou o dinheiro não te pagar, você tem o recurso ressarcido pelo FGC. 

LCI/LCA Pós Fixada - A LCI e LCA (Letra de Crédito Imobiliário e do Agronegócio) são tipos de investimento em renda fixa isentos de Imposto de Renda. E por isso, costumam garantir retornos bem superiores ao da caderneta de poupança,por exemplo, com a mesma segurança.

Eles são muito parecidos com os CDBs emitidos pelos bancos. Portanto, quem compra esses papéis está emprestando dinheiro para uma instituição financeira financiar o setor imobiliário ou agrícola do país, e por isso esse tipo de investimento tem benefício fiscal. 

Investimentos em LCI e LCA tem a cobertura pelo FGC.

Fundo de Renda Fixa com objetivo de retorno CDI + - Este tipo de investimento, você não investe diretamente em um único ativo. Você investe em um fundo, com gestão profissional, e nesse fundo tem diversos ativos de renda fixa que são escolhidos pelo gestor. O gestor diversifica a carteira do fundo, e muitas vezes, visando  entregar para o investidor uma rentabilidade no ano acima do CDI. 

Investir através de fundos de renda fixa tem uma vantagem que vale a pena se levada em consideração antes de investir. 

Muitos fundos de investimentos de renda fixa tem liquidez rápida do recurso, por exemplo, hoje na indústria, tem muitas opções de fundos de renda fixa com liquidez em 1 dia, isso quer dizer que você transforma o seu ativo em dinheiro vivo na conta corrente em 1 dia útil.

Esse tipo de investimento não tem FCG, porém o seu recurso não fica concentrado em um único emissor (banco ou empresa).

Como obter a melhor rentabilidade?

Sou Jaqueline Santana, assessora de investimentos, mas sempre busco humanizar todas as informações do mercado financeiro e focar no mais importante que é estar ao seu lado até que seus objetivos sejam atingidos. Eu também utilizo toda a minha expertise técnica do mercado financeiro, junto com a minha formação e experiência de Life Coach e personalizo o atendimento de acordo com as suas necessidades.

Um dos grandes diferenciais é saber levar oportunidades na hora certa, não só de entradas nos investimentos, mas também de saída, faz toda a diferença na sua carteira de investimentos no longo prazo. E essa manobra só é possível,  porque estou sempre acompanhando de perto a carteira de cada cliente.

Portanto, estou mais do que pronta e ansiosa para ajudar desde o começo a mudar seu ano novo. E assim, começar a planejar o seu futuro e garantir que 2023 seja de fato um ano de mudança!

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo por meio do formulário ou pelo botão do WhatsApp. Eu mesma entrarei em contato com você!

taxa-selic-blog-jaque-investimentos

Quais investimentos são afetados pela variação da taxa Selic?

O Tesouro Selic não é o único investimento afetado, já que a Selic tem forte influência na taxa de remuneração de diversos investimentos. E assim, impacta a rentabilidade desses produtos financeiros. Por exemplo, a poupança também sofre os efeitos das mudanças na Selic já que o cálculo da sua rentabilidade tem como base quanto está a taxa Selic. 

Além disso, as mudanças na Selic também impactam o CDI, um dos índices de rentabilidade mais usados para investimentos de renda fixa. Explicaremos abaixo sobre a relação entre as duas taxas, mas basicamente: quando a Taxa Selic diminui, o CDI também fica mais baixo. Outros investimentos como: CDBs, LCIs, LCAs, LCs são os investimentos mais comuns que usam o CDI como indexador de rentabilidade. Esses também terão sua remuneração alterada em caso de mudanças na Selic.

Impacto da mudança da Selic no seu bolso

Quando a taxa Selic está alta, consequentemente o CDI estará alto também. A taxa de juros do CDI acompanha a taxa Selic. Isso quer dizer que todos os investimentos em ativos Pós-Fixado, terão uma rentabilidade maior.

Por outro lado, quando a Selic está alta, as taxas de juros também estarão nas alturas, e isso significa que é o pior momento para pegar empréstimos ou fazer qualquer tipo de financiamento. Sendo assim, acompanhar a taxa Selic é de extrema importância para todos os consumidores e não apenas para os investidores. Portanto, partindo do valor da taxa Selic é que fazemos contas. Para saber se devemos optar por pagar à vista ou parcelado. Ou até quanto de desconto precisamos pedir ao pagar à vista e se vale à pena investir em renda variável.

E mediante a análise desses cenários, deixar o dinheiro investido em Tesouro Selic, que é o investimento mais seguro do Brasil e com liquidez diária, quando a Selic está alta pode ser melhor do que outros investimentos mais ousados e com menor liquidez. 

Como obter a melhor rentabilidade?

Sou Jaqueline Santana, assessora de investimentos de clientes de alta renda e private. Mas também tenho como propósito de vida ajudar as pessoas a conquistarem a independência financeira através do mercado de capitais. Assim, utilizo toda a minha expertise técnica do mercado financeiro. Personalizando o atendimento de acordo com as suas necessidades.

Um dos maiores diferenciais no meu atendimento é humanizar todas as informações do mercado financeiro e focar no mais importante que é estar ao seu lado até atingir os seus objetivos. Além de saber levar oportunidades na hora certa, não só de entradas nos investimentos, mas também de saída, faz toda a diferença na sua carteira de investimentos no longo prazo. E essa manobra só é possível,  porque estou sempre acompanhando de perto a carteira de cada cliente.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo por meio do formulário ou pelo botão do WhatsApp. Eu mesma entrarei em contato com você!

Preencha o formulário

Compartilhe