O que saber antes de investir no Tesouro Direto

jaque investimentos - banner - blog - O que saber antes de investir no Tesouro Direto

Já sabemos que os títulos públicos são extremamente seguros e líquidos

Ele ganhou popularidade, pois é uma das modalidades de investimento que permite desde aplicações de valores muito baixos até os mais altos. E ainda oferece liquidez diária para todos os papéis. Aqui no meu blog já falei sobre investimentos no Tesouro Selic. Mas isso é apenas a ponta do iceberg. Hoje vou mostrar a vocês o que saber antes de investir no Tesouro Direto.

Tesouro Direto

O investimento em título público do tesouro direto é considerado o investimento mais seguro do Brasil em relação ao risco de crédito, mais popularmente conhecido como risco de calote.

Em relação a liquidez, é um dos investimentos mais líquidos que existem, isso significa que você consegue transformar o seu ativo em dinheiro vivo na sua conta corrente, muito rápido, em no máximo 1 dia útil.

Mas temos um ponto de atenção aqui referente ao risco de mercado dele. Ele é definido pela flutuação dos preços dos ativos diariamente, a chamada marcação a mercado. Os títulos públicos são precificados diariamente, clique aqui e confira agora mesmo o histórico de preços e taxas deles.

O risco de mercado quase não existe título público pós fixado, que é o Tesouro Selic. Isso porque a rentabilidade desse tipo de investimento costuma acompanhar a taxa Selic, sem oscilar.

Outros títulos indexados à inflação

Enquanto isso, precisamos ter um cuidado maior com os títulos públicos indexados à inflação, os IPCA+ e os títulos pré fixados. Os títulos com vencimento mais curto têm menores oscilações, já os mais longos, costumam variar mais.

Na prática, se você investir em um título que paga IPCA+5% com vencimento em 2035, significa que você vai receber durante o período que o seu dinheiro fica investido, inflação do período + 5% ao ano, certo?

Entretanto, se você precisar do recurso antes do vencimento e tiver que vender o ativo antes de 2035, o seu título será cotado no dia. E assim, se o valor do seu título estiver valendo menos do que você pagou, a rentabilidade que você vai receber será alterada. Isso é conhecido como ágio e deságio.

Vamos simular um caso para ficar mais claro:

Você investiu em um Tesouro IPCA+5% 2035. e precisa resgatar o seu dinheiro após um ano investido. Caso o valor a título estiver com deságio a sua rentabilidade será menor que IPCA+5%. 

Dessa forma, vai depender de quanto o título desvalorizou. Sendo assim, você pode receber IPCA+ 4% ou IPCA+3%, por exemplo. Por outro lado, se o título tiver ágio, você vai receber mais do que IPCA+5%. Essa mesma lógica acontece com os títulos pré-fixados. Ou seja, de forma resumida, se você está começando a investir em títulos públicos e não tem certeza se vai conseguir levar até o vencimento, considere investir em títulos com vencimentos mais curtos.

Como obter a melhor rentabilidade?

Sou Jaqueline Santana, assessora de investimentos, mas sempre busco humanizar todas as informações do mercado financeiro e focar no mais importante que é estar ao seu lado até que seus objetivos sejam atingidos. Eu também utilizo toda a minha expertise técnica do mercado financeiro, junto com a minha formação e experiência de Life Coach e personalizo o atendimento de acordo com as suas necessidades.

Um dos grandes diferenciais é saber levar oportunidades na hora certa, não só de entradas nos investimentos, mas também de saída, faz toda a diferença na sua carteira de investimentos no longo prazo. E essa manobra só é possível,  porque estou sempre acompanhando de perto a carteira de cada cliente.

Portanto, estou mais do que pronta e ansiosa para ajudar desde o começo a mudar seu ano novo. E assim, começar a planejar o seu futuro e garantir que 2023 seja de fato um ano de mudança!

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo pelo botão do WhatsApp. Eu mesma entrarei em contato com você! 

Preencha o formulário

Compartilhe