Saiba as desvantagens de investir no exterior

arte blog 14.03 - saiba as desvantagens de investir no exterior

Investir no exterior representa uma possibilidade de diversificação para investidores que aplicam em ativos brasileiros. O dólar em alta, estabilidade política e econômica, garantem poder de compra na aplicação do ativo em uma moeda forte. Um dos atrativos para que os brasileiros cada vez mais se interessem por esses investimentos.  Assim como  o investimento em companhias de tecnologia, grandes biofarmacêuticas e outros setores não representados na bolsa brasileira. Entretanto, nem tudo é um mar de rosas. Ou seja, investir no exterior também pode ter seus pontos negativos. Saiba as desvantagens de investir no exterior. 

O que saber antes de investir? 

Antes de tudo, o investidor deve definir seus objetivos financeiros. Ou seja, é preciso ter cautela antes de sair colocando o dinheiro em qualquer investimento. Para isso, é importante definir o perfil de risco, o que pode ajudar qual mercado mais adequado. Portanto, ele deve pesquisar sobre os mercados e as oportunidades de investimento no exterior. Inclusive, estudar tendências econômicas e políticas, regulamentações, restrições do país escolhido e principalmente, sobre a tributação . Em seguida, ele deve ter uma corretora para investir. E definir se vai abrir uma conta em moeda estrangeira. Essa escolha pode evitar taxas de conversão, assim como implicações fiscais. Além disso, o investidor deve definir o quanto está disposto a investir e estimar um percentual para cada investimento, a depender dos ativos. E tudo isso, pode ser facilitado com a presença de um especialista ao seu lado. Assim, a assessoria financeira vai orientar especificamente a respeito dos objetivos e perfis de risco. Conheça outros cuidados antes de investir no exterior. Além disso, é importante considerar os seguintes fatores:

Regulamentações e restrições -

Cada país possui normas para investimentos estrangeiros. Portanto, o investidor deve estar ciente delas, a fim de garantir que ele esteja cumprindo as leis corretamente.

Riscos cambiais -

Ao investir no exterior, há uma exposição maior ao risco cambial. E isso significa que a flutuação das taxas de câmbio entre as moedas envolvidas pode afetar o valor dos investimentos.

Riscos políticos e econômicos -

Mudanças na política, instabilidade econômica, e outros fatores imprevisíveis também podem afetar a rentabilidade dos investimentos.

Taxas e despesas -

Para investir existem despesas como taxas de corretagem e de conversão de moeda. Sendo assim, é importante considerar esses custos adicionais e como eles vão afetar seus retornos.

Conhecimento do mercado -

E além disso, ninguém deve fazer investimentos no escuro, não é mesmo? Ou seja, é importante entender o mercado e as tendências econômicas e políticas do país em questão. Isso certamente vai ajudar a identificar oportunidades de investimento e avaliar os riscos.

Desvantagens de investir no exterior

Dentre os pontos de atenção citados acima, alguns deles expõem as desvantagens de investir no exterior. Sendo assim, as taxas cobradas na conversão do dinheiro e o câmbio são pontos negativos que impactam diretamente nos investimentos. Além disso, existe uma dificuldade maior no acesso à informação dos outros países, por exemplo. Assim como a volatilidade de alguns mercados, por exemplo o chinês. Esse mercado também apresenta ao investidor certa dificuldade para que ele tenha acesso à informações sobre decisões políticas e econômicas. Entretanto, para a maioria dos especialistas investir no exterior ainda possui mais vantagens do que desvantagens.

E por esses motivos, acaba sendo muito importante ter uma especialista atenta para realizar toda essa gestão. Sou Jaqueline Santana, assessora de investimentos de clientes de alta renda com experiência em investimentos no Brasil e no exterior. Minha estrutura de trabalho te dará toda comodidade e agilidade para realizar as alocações para você. E sempre levo oportunidades na hora certa, não só na hora de entrar nos investimentos, mas também para sair. Até porque desvantagem mesmo seria ter que lidar com tudo isso sozinho. Sem a ajuda, tempo e disposição de quem tem experiência nessa área. 

Que tal agendar uma conversa? Preencha o formulário para começarmos a mudar a sua vida financeira! 

Preencha o formulário

Compartilhe