O que significa investir na Renda Fixa?
Tem muita gente que não gosta de emprestar dinheiro. Mas e se você pudesse emprestar seu dinheiro para grandes bancos ou empresas e receber uma remuneração por isso? Bom, investir em renda fixa é o mesmo que emprestar dinheiro para alguém, seja para um banco, empresa ou para o governo. Em contrapartida, o valor emprestado é acrescido, geralmente, da taxa de juros, e assim sai todo mundo feliz. Mas afinal, o que significa investir na Renda Fixa?
Renda Fixa
A Renda Fixa é uma modalidade de investimento que combina segurança e bons retornos. Assim, o investimento é realizado diretamente em Títulos Públicos ou Privados de Renda Fixa. Ou seja, quando você compra um título, está emprestando dinheiro ao emissor do papel, que pode ser um banco, uma empresa ou até mesmo o governo. Em troca, recebe uma remuneração após um determinado prazo com juros e/ou correção monetária.
Na XP, você tem acesso a uma plataforma exclusiva e pode operar Títulos Públicos, CDBs, LCIs, CRIs, CRAs, LCAs e Debêntures de maneira diferenciada. Dentro da plataforma, você também poderá se informar melhor a respeito dos produtos disponíveis. Mas com minha assessoria você não precisa se preocupar com os produtos. Porque meu trabalho consiste em encontrar as melhores oportunidades de investimento, alinhadas com seus objetivos a longo prazo.
Quando recebo o dinheiro?
O cálculo da rentabilidade dos investimentos de renda fixa pode seguir padrões diferentes, de acordo com o tipo de papel que estiver em análise. Sendo assim, o recebimento vai depender do vencimento do ativo escolhido no momento da aplicação. As três formas tradicionais de remuneração são:
Papéis prefixados:
Juros são fixos e estabelecidos no momento em que elas são lançadas. Por isso, o investidor consegue saber quanto receberá no vencimento em reais.
Papéis pós-fixados:
Nesse caso, a remuneração é atrelada a algum indicador de referência (como a Selic ou a taxa do CDI) e o valor do título é atualizado com base nele. Dessa forma, o investidor conhece o indicador, mas não sabe o quanto a taxa deve variar. E assim, não tem certeza de quanto receberá no vencimento em reais.
Papéis híbridos:
Eles mesclam características de aplicações pré e pós-fixadas. Neste caso, ele pode receber parte da remuneração por meio de juros fixos, enquanto a outra pode ser atrelada a um indicador que pode variar ao longo do tempo. Como por exemplo, os títulos atrelados à inflação, que pagam uma taxa prefixada mais a variação do IPCA.
Ah e vale ressaltar uma informação muito importante: independente do vencimento dos títulos, existem opções no mercado de investimento que tem liquidez diária.
Ativos de Renda Fixa
Tesouro Selic -
Como o governo precisa de dinheiro para pagar investimentos e dívidas, investidores podem “ajudar” o país comprando Títulos do Tesouro Direto. Dessa forma, o Tesouro Selic é um título público cuja rentabilidade está atrelada à taxa. Como já expliquei aqui no blog em outros posts. (Clique aqui para saber mais)
CDB com liquidez diária -
O Certificado de Depósito Bancário é um título emitido por bancos para captar dinheiro e financiar suas atividades. Sendo assim, em troca do empréstimo de recursos ao banco, o investidor recebe a quantia aplicada somada ao juro acordado no momento do investimento. Existem três tipos de CDB, como explicadas acima: pré-fixado, pós-fixado e híbrido.
LCA/LCI com liquidez diária -
LCI (Letra de Crédito Imobiliário) tem o objetivo de financiar o mercado imobiliário. Ou seja, é um instrumento de captação que pode ser emitido por instituições autorizadas pelo Banco Central. Assim, seu lastro principal são os financiamentos imobiliários garantidos por hipoteca ou alienação fiduciária do imóvel. Por outro lado, o LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) é um título emitido por instituições financeiras tanto públicas e privadas, vinculado a direitos creditórios originários do agronegócio.
Se você optar por investir em um desses tipos ativos, ele também terá uma data de vencimento, porém caso você precise do recurso antes do vencimento você pode solicitar o resgate a qualquer momento.
Legal,né? Agora, não tem mais motivos para você deixar o seu dinheiro parado em conta corrente.
Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo pelo botão do WhatsApp. Eu mesma entrarei em contato com você!
Preencha o formulário