Marcação a mercado nos investimentos de Renda Fixa

jaque investimentos - banner - blog - Marcação a mercado nos investimentos de Renda Fixa

Desde o dia 2 de janeiro de 2023 entrou em vigor uma nova regra da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Ela foi aplicada na carteira de investimentos de todos os brasileiros. Com isso, investimentos em títulos privados, CRI,CRA e Debêntures e títulos públicos federais que são negociados no mercado secundário e que hoje tem marcação na curva, passarão a ser marcados a mercado. Mas vamos por partes. Antes de tudo, entenda o que é marcação na curva e qual a diferença da marcação a mercado nos investimentos de renda fixa.

Marcação na curva

Primeiro, vamos definir o que a marcação na curva, que é a precificação feita pela corretora, diariamente, para ajustar a rentabilidade dos seus ativos de acordo com a taxa de rentabilidade que foi contratada.

Vale lembrar que essa marcação na curva não interferem na determinação do valor do título ao final do prazo do investimento. Dessa forma, a marcação na curva é adequada para o título que será mantido em carteira e que será resgatado somente no seu vencimento. E assim, o valor do título corresponderá ao custo de aquisição, somado à atualização pelo respectivo indexador.

Por exemplo, se o seu investimento foi feito em uma debênture que paga IPCA+6%, todos os meses a sua rentabilidade desse ativo será do IPCA do mês mais os 6% pró-rata.

Vantagens da marcação na curva

A marcação na curva não incorpora a volatilidade do mercado à carteira de investimentos, um dos principais pontos positivos. Isso porque o título é remunerado a uma taxa prefixada na negociação. Evitando assim, sustos em épocas que o seu ativo sofre desvalorização do mercado.

Por outro lado, esse mesmo fator pode ser considerado uma desvantagem. Pois o investidor não estará ciente caso ocorra de fato uma perda de valor devido a oscilações. Demonstrando uma menor transparência com relação ao real valor de mercado de um ativo.

Marcação a mercado

A marcação a mercado ativo é definida, diariamente, e atualizada com o preço de mercado. Ou seja, o preço unitário (PU) de um título de renda fixa é atualizado em função de vários fatores, como mudanças nas taxas de juros e nas condições de oferta e demanda pelo ativo. Essas atualizações podem ser tanto para baixo quanto para cima.

Sendo assim, a marcação a mercado (MaM) na renda fixa é relevante para os investidores que desejam resgatar a aplicação antes do vencimento do título. Com isso, se o investidor mantiver esses títulos na carteira até o vencimento, ele receberá exatamente a remuneração combinada na data da compra.

Vantagens da marcação a mercado

Uma das principais vantagens da marcação a mercado é a transparência. Sendo assim, caso o investidor queira se desfazer dos papéis antes do vencimento, ele pode saber qual é o real valor do seu investimento na data escolhida. E pode considerar oscilações da taxa de juros. Dessa forma, o investidor tem mais segurança para ter noção se vale a pena negociar o título. A fim de garantir condições de negociação igualadas às reais condições de mercado, a marcação a mercado é considerada a maneira mais equilibrada, transparente e confiável de refletir os valores das carteiras.

Agora que você já sabe, qual a diferença entre marcação a mercado e marcação na curva, pode escolher o que faz mais sentido para você e para sua estratégia. Investidores qualificados podem optar por deixar a marcação na curva, como já é hoje, e se tiver interesse em vender o ativo, pode fazer a cotação do dia para saber a marcação a mercado.

Veja o exemplo abaixo:

jaqueline investimentos - imagem - blog - Marcação a mercado nos investimentos de Renda Fixa

Como obter a melhor rentabilidade?

Com a minha assessoria, a sua única preocupação é poupar dinheiro e enviar a TED para a sua conta XP. Isso porque minha estrutura de trabalho te dará toda comodidade e agilidade para realizar as alocações para você, sempre com sua aprovação. Em seguida, realizaremos reuniões periódicas para ficarmos mais próximos da rentabilidade da carteira e falar sobre oportunidades do mercado financeiro.

Sou Jaqueline Santana, assessora de investimentos, trabalho de forma humanizada todas as informações do mercado financeiro e estou ao seu lado até que seus objetivos sejam atingidos. Toda a minha expertise técnica do mercado financeiro, junto com a minha formação e experiência de Life Coach ajudam a personalizar mais ainda meu atendimento de acordo com as suas necessidades.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo pelo botão do WhatsApp. Eu mesma entrarei em contato com você!

Preencha o formulário

Compartilhe