Cuidados ao investir no exterior

cuidados-ao-investir-no-exterior-jaque-investimentos-blog

Uma das partes bastante importantes de investir é diversificar as opções. Quando levamos em consideração as recentes instabilidades político-econômicas do Brasil, começamos a olhar para o exterior. Sendo assim, o exterior se torna uma ótima opção para diversificar seus investimentos. Entretanto, se para investir no seu próprio país existe uma série de cuidados a serem tomados. No exterior não seria diferente. Conheça os cuidados ao investir no exterior.

Cuidados antes de investir no exterior

Existem alguns jeitos de investir no exterior. Geralmente, você pode fazer o investimento através de uma corretora ou um banco de investimentos. Assim, muitos bancos nacionais possuem escritórios no exterior para abertura dessas contas. O investidor que investe no exterior, busca diversificar seus investimentos. Portanto, é importante ficar atento e se manter informado. Uma vez que ele não ficará exposto apenas aos riscos do mercado brasileiro, mas sim de ambos mercados em que investir. Ou seja, à medida que crescem os possíveis ganhos, os riscos aumentam também. Mesmo em países desenvolvidos, que apresentam um crescimento maior do que o nosso e oferecem uma solidez maior. Outro ponto a ser considerado, é a variação cambial, que acaba afetando diretamente a rentabilidade, assim como deve-se analisar os riscos de mercado, de crédito, de liquidez e políticos.

Formas de investir no exterior

Após abrir sua conta, você deve enviar seus recursos por transferência bancária. Mas vale ressaltar, sua remessa deve estar identificada, conforme prevê o enquadramento no Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais (RMCCI). Dessa forma, você evita possíveis complicações no  momento em que você trouxer o dinheiro de volta ao Brasil. E assim, conseguirá prestar contas à Receita Federal.

Outra possibilidade é investir em Fundos de Investimento que apliquem em ativos no exterior, como fundos de renda variável. Dessa forma, você pode aplicar pelo menos 40% da carteira em ativos de renda variável do mercado internacional, ou fundos de renda fixa que investem em títulos internacionais de renda fixa. Como por exemplo, os títulos do Tesouro dos Estados Unidos, e Fundos Cambiais, que possuem a maior parte do capital aplicada em produtos atrelados a moedas estrangeiras. Além disso, existem também os ETFs (Exchange-Traded Funds), tipo de fundo de investimento que se baseia em índices de Bolsa de Valores. Assim como os BDRs (Brazilian Depositary Receipts), que são recibos de ações de empresas estrangeiras negociados na B3.

Tributação no exterior

Se você possui mais de 1 milhão de dólares fora do país, deve fazer uma declaração anual específica chamada Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE). Essa declaração é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no Brasil que possuam ativos no exterior.

A apuração e o pagamento do imposto são de responsabilidade do investidor. Normalmente, os tributos a serem pagos recaem sobre ganhos recebidos fora do país, e devem ser declarados no Imposto de Renda. Assim como fazem os investidores que investem no Brasil. No caso de pessoa física, a prestação de contas é feita no IR (Imposto de Renda), usando o código específico de cada um dos ativos. Já a pessoa jurídica deverá informar o seu montante aplicado na empresa com a data do investimento. A tabela regressiva do IR que tributa os impostos sobre ganhos de capitais. E ela varia de 15% a 22,5%, a depender do tempo do investimento.

Assim, você deve informar em sua declaração os ganhos obtidos em investimentos no decorrer do ano anterior. O investidor deve recolher o imposto até o último dia útil do mês seguinte à obtenção do ganho de capital no exterior. Há também investimentos que pagam juros periódicos, que também possuem incidência de Imposto de Renda (IR). Enquanto os fundos offshore que pagam dividendos têm tributação de acordo com a tabela regressiva de IR. 

Como obter a melhor rentabilidade?

Sou Jaqueline Santana, assessora de investimentos de clientes de alta renda com experiência em investimentos no Brasil e investimentos no exterior. Atendo com exclusividade clientes da XP Investimentos. Possuo as certificações mais importantes do mercado financeiro – CFP, CEA, Ancord e Life Coach Financeira. Além disso, utilizo a expertise técnica do mercado financeiro, junto com a minha formação e experiência de Life Coach e atendo de forma personalizada de acordo com os seus objetivos de vida. Assim, uso tudo isso para meu propósito de vida: te ajudar a conquistar seus objetivos investindo no mercado de capitais e fazer o seu dinheiro rentabilizar com segurança.

Quer investir melhor seu dinheiro agora mesmo? Preencha o formulário que entrarei em contato pessoal com você!

Preencha o formulário

Compartilhe